segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cidade das Cinzas - Cassandra Clare


"Jace parece determinado a deixar todos ao seu redor enfurecidos. O caçador de sombras já é visto com desconfiança, pois seu pai, Valentin, quer dominar o mundo. Além disso, triângulos amorosos surgem, vampiros renascem e angústias adolescentes florescem em seu grupo de amigos."
Antes de mais nada, essa review contêm spoilers. Se quiser, a resenha do primeiro livro está aqui.
Estou viciada! Seriamente, eu sabia que a série era boa (já que era um dos assuntos do momento para os amantes de fantasia) mas não sabia que iria me entregar totalmente à ela!
Esse segundo livro é torturante. Saber que Jace é irmão de Clary e que eles não podem ficar juntos, mesmo que isso seja o que eles mais queiram no mundo é de quebrar o coração, sinceramente. Cassandra Clare conseguiu acabar com as minhas emoções.
Mas voltando ao tema central, o livro tem uma trama mais bem trabalhada que o primeiro. Costumo dizer que, por se tratar de uma trilogia (a ideia original era de que o livro fosse uma trilogia), a história é sempre separada assim: no primeiro livro se apresenta o problema; no segundo ele se agrava de forma dolorosa; e no terceiro ele se agrava um pouco mais, verdades são descobertas e sempre tem o desfecho - às vezes surpreendente, às vezes não.
 Agora já sabemos alguns segredos, por mais que o mistério sobre o passado de Valentim e Jocelyn ainda seja o ponto mais intrigante de toda a narrativa.
Agora tudo está contra Jace: no início do livro sua mãe adotiva, Maryse Lightwood, já o manda para fora do Instituto por achar que ele pode ser um espião de Valentim. Tudo fica ainda pior quando a Clave manda a Inquisidora para arrancar a verdade de Jace. Isso nunca chega a acontecer, já que Valentim rouba a Espada Mortal (o segundo Instrumento Mortal), o artefato que é usado no julgamento para saber se um Caçador está falando a verdade ou não. Assim sendo, a Inquisidora começa a suspeitar de Jace de forma dolorosa - e subjetiva.
Além disso temos um triângulo amoroso: Simon, Clary e Jace. Por mais que Clary e Jace saibam que não podem ficar juntos, ainda são apaixonados um pelo o outro. Clary, para tentar esquecer disso e trazer um pouco de felicidade ao melhor amigo, começa a sair com Simon. Este, por sua vez, começa a perceber que por mais que Jace e Clary sejam irmãos, nada vai acabar com os sentimentos deles.

A minha paixão pela série alcançou um novo patamar. E sem falar que a curiosidade que eu fiquei de ler o próximo livro, pelo fim desse, me deixou quase louca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário